quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Sketches IV


Significados
Logo cedo, faço jogging, vejo o nascer do sol e leio versos de Leopold Sedar Senghor. Mulher nua, mulher negra. E a minha vida se enche de significados...

Karma
Demoradas reuniões, com especialistas e consultores cheios de nada. Cabo Verde visto e revisto (reinterpretado até) pelas tabelas estatísticas, pelo Banco Mundial e pelo FMI. Aturar a infinita "sapiência" dos profetas da terra e não poder rir quanto se apresenta o Power Point. Miguel Torga escrevera: Apetece gritar, mas ninguém grita!
Gripe política
Contra o surto da "gripe política", se calhar provocado pelo alarido em torno de lixo tóxico, só nos resta lamentar o dinheiro nosso de cada dia a pagar certos deputados e deplorar que as imunidades sejam tomadas por impunidades. Começo seriamente a acreditar em pai de santo, no deus-sol e no Nilo caudaloso, naquele que aparece em Monte Sinai, em Oxalá (Iemanjá, esta até serve) e nesse "milagrento" do Templo Maior. Há dias, ouvi um deputado a cacarejar pela rádio: gripe das aves, bem me pareceu.

Under the Big Sky
Uma vez, li um testemunho de Ernest Heminguay sobre o "preconceito anti-americano" que enfrentara em Cuba (pré-revolucionária). O seu amigo cubano, aos poucos, foi se apercebendo que não há bondade ou maldade nenhuma em apenas ser americano. Assim como Obama não é divino pelo facto de ser negro, ele não é diabólico pelo facto de ser americano. Tal como Martin Luther King Jr. e Jimmy Carter, Baraka Obama é um excelente ser humano. Acompanhem-no...That’s what Americans will be looking for after next Tuesday.

Sem comentários: