terça-feira, 16 de dezembro de 2008

No SatisFashion

I Can't Get No SatisFashion
Mito






"O génio é um erro do sistema"
Paul Klee



Email para Crisô (I)

(...) As pessoas desenvolvem as suas capacidades de competência e criatividade se os factores endógenos e exógenos forem propícios. O Movimento Claridoso, por exemplo, não nasceu por geração espontânea. Nem foi algo tão isolado, só da idiossincrasia crioula. Ao contrário, foi um movimento histórico, contextual e transcultural da época. E do lugar. Não se pode pensar Claridade sem o Regionalismo Brasileiro, o Modernismo Português, o Pan-Africanismo, a Guerra Mundial e as Fomes nas Ilhas, entre suas várias outras influências. A intertextualidade do contexto histórico e conjuntural é o elemento afirmador de qualquer grande movimento cultural (...)


Email para Crisô (II)

(...) Sopinha do Alfabeto foi sim uma proposta inovadora. Estruturalmente diferente. Ao tempo, representava uma ousadia. Mito, além de artista plástico, apresentava-nos um discurso poético com logotopia, eivado de "semântica gráfica", não se lhe podendo chamar de concretista. Na altura, isso me encantara (...)


Email para Crisô (III)

(...) O levantamento crítico da produção cultural do Movimento Pró Cultura está por ser feito. O enorme papel de José Luis Hopffer Almada. Os anos 80 não eram fáceis. Eram tempos obtusos, esdruxulos, de Partido-Estado. Creio que até esta os estudiosos e os críticos não se evoluiram diante do susto apocalíptico do acontecido (...)

Email para Crisô (IV)
(...) Mando-te I Can't Get No SatisFashion, de Mito. E desejo-te um Feliz Natal...em contexto de crise (...)

Sem comentários: