domingo, 20 de maio de 2007

Tempo mais substantivo

Praia faz 149 anos

A Praia faz 149 anos. Em grande festa. Em verdade, é o arranque da comemoração dos 150 anos, a resumir-se em Maio de 2008. Este ano de 2007, foi só um cheirinho: o Monumento ao Emigrante, com grande simbolismo, na 1ª rotunda no Aeroporto Internacional da Praia; a Praça e o Monumento João Paulo II, santuário urbano da mais alta qualidade; o Festival da Gambôa, com 100 mil pessoas; o Programa Cultural Riba Praia e a Praia.Mov, animados e participados, por milhares, no Plateau; animações pelos bairros, intensas e caudalosas. Enfim, um tempo mais substantivo, para além das comemorações (e condecorações). Do tamanho da Praia. Imparável…

Das Frutas Serenadas

O livro foi apresentado, na sexta-feira passada, com a sala da Biblioteca Nacional cheia. Muita gente quis ver as frutas em forma de poesia. A apresentação de Dimas Macedo foi boa. Com alguns elogios ao autor que o fragilizam perante a parvónia local. A de Abraão Vicente surpreendeu-me pela positiva. Irreverente, como eu gostaria. O melhor da festa terá sido o Pablo a percorrer a sala, se calhar ciente de ser um dos donos das frutas. Só me estava a faltar o Denzel. E, irreversivelmente tu, minha saudosa mãe…

A Viúva Virgem

É já no dia 23 de Maio, o lançamento do “A viúva virgem”, de António Ludgero Correia, romance que será apresentado por mim, na Biblioteca Nacional. O autor reinventa um realismo fantástico, que se denota nos escritos de Henrique Teixeira de Sousa ou num ou noutro romance de Germano Almeida. Prosa bem conseguida, diga-se em abono da verdade. Às tantas, quero fazer o paralelo entre a Viúva e Emma Bovary, do famoso romance de Gustave Flaubert. António Ludgero Correia tem grande, mas grande interesse, como escritor. Leiam-no…
Gamboa
Não estive no Festival da Gamboa, entretanto. Ainda eu me permaneço em perda. Em acondicionamento existencial. A par disso, não tenho uma alma festivaleira e há géneros que não me tiram de casa. Com perdão pelo que digo...

Sem comentários: