domingo, 13 de maio de 2007

Porta de ninguém

Hermético

O meu Blog não é bem muro das lamentações, nem bula de receita médica. É apenas o seu dono em striptease, não mais. Caetano Veloso, que admiro o verbo, terá dito que o Rei vai nu, sendo ele muito mais bonito nu. Uma imagem carnavalizada do Rei. Chinua Achebe, que também aprecio muito, lembrou que o Poeta sem problema com o Rei, tem problema com a Poesia. Outra imagem a dizer que o Poeta não tem que agradar a gregos e troianos, muito menos a cabo-verdianos e baianos. Nem sacerdotal, nem lacaio, estando mais nesta linha doida da Poesis, a cumprir afinal o seu Destino. E não me esqueço daquela frase de Tarkovsky: “O Destino persegue-nos como um louco armado de uma navalha de barba”…

Dos lugares

As Salinas de Pedra de Lume. Poucos lugares me encantam tanto quanto essa vasta cratera de sal gema. A sua envolvente paisagística mexe comigo. As casas térreas, os botes na praia, as estruturas arruinadas do Salins du Cap-Vert e o silêncio vão (neurasténico, como diria Jorge Barbosa), tudo me encanta e bole a minha fantasia. Entretanto, as vidas correm paralelas e as pessoas nem pressentem os momentos que, (quais areias pela clepsidra), vão deixando esvaziar das mãos.

Horas tântricas

Mesa para quatro. Bom vinho. Sortidos de sushi e sashimi. Fala-se do último livro de Vládia Mourão, presente, “Escritura do Tempo no Conto de Samuel Rawet”; do próximo livro de Filinto Elísio, também presente, “Das Frutas Serenadas”; do sexo freudiano versus sexo tântrico; do plasma para o Hospital Agostinho Neto; do discurso de Presidente Pires, ausente, a falar do Poeta Gerardo Melo Mourão, falecido; da inconstância do amor; do hermetismo e daqueles que fazem os caminhos que não passam pela porta de ninguém

Sem comentários: