quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Cronicarrrrrrrrrrrrr




Cronicarrrrrrrrrrrrr

Às vezes, escrever é não ficar nas meias tintas que agradam a gregos e a troianos. Tampouco é paparicar cabo-verdianos: badios e sampadjudos. Outras vezes, é baralhar o jogo da esquerda e da direita. É jogar um petardo em cima da pasmaceira parlamentar e gritar para que, de borco, se acordem os porcos (aqueles que sons, arre). Com imunidades, água Caramulo e tempo de antena…

Hussein Obama

Tomou posse na terça-feira o 44º Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Hussein Obama. O que se espera de Obama? Que não tenha medo de fazer rupturas, de abalar o ‘status quo’, de agitar as águas. O mundo precisa de mudança como pão para a boca. Entre as principais promessas do novo Presidente dos EUA estão a retirada das tropas norte-americanas do Iraque nos próximos 16 meses, o início do diálogo com o conjunto de países que George W. Bush apelidou de «eixo do mal», as reformas do sistema de saúde norte-americano e o apoio aos mais desfavorecidos nas suas políticas fiscais. O que se espera de Obama é que seja um grande humanista e jamais um “imperador”…

Revisão Constitucional

Somos 100% pela oficialização da língua cabo-verdiana. O pleno reconhecimento das Línguas da República: o cabo-verdiano, como língua materna e o português, ambos patrimónios culturais do país e veículos de comunicação determinantes para a nossa identidade e inserção no mundo. Doravante, aprenderemos a escrever e a falar melhor o português como 2ª Língua e alfabetizaremos as nossas crianças na primeira língua, aquela da emotividade ulterior…

Boa Governação

Não nos contaminamos pelo pessimismo de alguns opositores. Este Governo, com muitos problemas ainda por resolver, é o melhor da história de Cabo Verde. Deploramos umas coisas e saudamos outras coisas. Fiquemos pelas boas causas. Saudamos o programa “Casa para todos”, moradias sociais e económicas, prioritariamente destinadas às camadas de menor rendimento e aos jovens que precisam de habitação. Saudamos também o programa “Cada Professor, Cada Aluno um Computador”, facilitando acesso fácil as Tecnologias de Informação e Comunicação, através de 150 mil computadores à disposição dos diferentes níveis de ensino. Boa Governação…

Justiça

O sector que mais nos preocupa é a Justiça. Incompetência e laxismo. Morosidade e irresponsabilidade. A incapacidade de julgar os juízes. Deploramos compartilhar a liberdade com criminosos confessos e condenados julgados. Jamais seriamos abjectos justiceiros. A linha que nos distingue dos bárbaros é não nos deixarmos levar pela vontade de esganar certos criminosos, mas pagarmos para que os juízes façam Justiça. O problema é quando estes, metendo os pés pelas mãos, escusam-se de condenar criminosos e não se importam os libertar por estes dias…










Sem comentários: