terça-feira, 19 de junho de 2007

Tricas

Les 2 magots
Mito



Cidades

A cidade grande é boa para o Zé-da-esquina, em que todos nos tornamos, a sair da estação do metro ou a atravessar na passadeira. A cidade pequena, convenhamos, o Zé nem pode desandar pela porta dos fundos, que tem uma comadre sempre atrás das persianas. E amanhã, logo cedo, na “Rádio Praça”, eis que Maria está na rua da amargura. Ademais, cansa-me o pitoresco dos lugares sem bancas de revistas. Arre…

Em alerta amarelo

Por gostar de Nova Iorque, não recebo nenhuma ameaça da Al Qaeda. Nem assédio dos sionistas, por detestar o actual Governo de Israel. É claro que esses palestinos também não ajudam muito. Prefiro os gregos antigos, quando filosofavam. Serei alvo, se tanto, dos lobos e cabras do cutelo. Serei mesmo um zero à esquerda, como diria o Pranchinha, sempre que viesse do “S/Cem Margens”, as tais crónicas. Mas para ti, meu coração, conto muito, “cada vez mais muito”, que eu sei. Tanto que, antevendo tudo, já estou em alerta amarelo…

Portas de ninguém

Releio o poema de Arménio Vieira, aquele que pergunta se já não viste um homem subitamente triste por ganhar no totoloto. Ganhar, ganhou o Chelsea ou Liverpool, deixando-nos esta sensação de também termos ganho algo. Em verdade, ganhar é apenas e tão-só uma sensação. Umas vezes, de euforia muito relativa. Outras vezes, nem isso…

Sem comentários: