Acrílico sobre a tela
48 x 72 em (122 x 183 cm)
Marina Kappos
Marina Kappos
“Claridade” na Terra da Luz
Começa-se a esboçar a montagem de um programa sobre a Cultura de Cabo Verde, no Ceará – o projecto “Claridade” na Terra da Luz. A pretexto de homenagear o centenário da 1ª Geração do Movimento Claridoso, pretende-se organizar um atelier dinâmico com palestras, feira-do-livro, espectáculos musicais, exposição de artes plásticas, passagem de modelo e apresentação gastronómica, num evento a ter lugar em Fortaleza, na última semana de Outubro, sob os auspícios da Secretaria da Cultura do Ceará.
Explicações…en passant
Por ter sido o primeiro no Brasil, ainda em 1881, a abolir a escravatura, o Ceará ficou conhecido como Terra da Luz; por ter tido, ainda em 1894, a primeira Academia de Letras, o Ceará é reconhecido pela ancestralidade da sua literatura; e por ter influenciado, como todo o Nordeste Brasileiro, aliás, o Modernismo Literário Cabo-verdiano, de que o Movimento Claridoso foi corolário – por tudo isso, fará sentido esta “nossa” montagem que, passem o pleonasmo e a redundância, seria “Claridade” na Terra da Luz.
Don’t freak me out
Cansado, de tanto escrever um relatório, sobre a tese e, sobretudo, agastado, de tanto convencer o orientador, sobre o interesse de limitarmos as coisas a Ceará e Cabo Verde, preparava-me para “fechar a loja”. Outrossim, uma confrade, confundindo-se em “helena” dos meus escritos, atribui reparos profissionais, que ora faço, a pressões de uma tardia quão eventual relação de chefia e de foro mais íntimo. Tenho um momento explosivo, fico fera ferida e me estilhaço por todo o lado. Peço desculpas (se culpas tenho) de não ter mesmo “fechado a loja”. Com essa absurda sensação, vou ao cinema, e durmo durante terça parte do filme. Please, don’t freak me out…
A par disso
Sou aquariano, tal qual o quadro 101, de Marina Kappos. Emotivo e franco, olho-me ao espelho e vejo reflectidos tantos peixes coloridos. A vida, ela mais do que a morte, é uma Toy Story…
Sem comentários:
Enviar um comentário