sábado, 14 de outubro de 2006

Divagações: Cabernet

Cabernet

O Pranchinha (ou terá sido seu fantasma?) trouxe um Cabernet Sauvignon que agitou lembranças. Uma baladazinha fácil, água de açúcar, incomoda o coração. Tive de “apagar” o áudio. Mas permanecia a neve caudalosa. De um lado a França, doutro lado a Suiça. Aqueles pássaros não acreditavam em Deus, mas na Arte e no Amor. E crê-se que tinham fé em Disney. No alto do Monte Jura. Uma bonita história que não cabe aqui…

Lantuna

Assisto, com prazer, ao “regresso” da Matilde, depois de um interregno blogueiro. Às vezes, apetece “fechar para balanço”. Outras vezes, há necessidade de navegar por outros mares. Existenciais até. A sua “torna-viagem” é pródiga e merecida. Aguardamo-la, com ternura e amizade. Com alegria…

O XI° Congresso

O XI° Congresso do PAICV está fruído e fluido. Sem os papões da esquerda e da direita cancerosas. O ideal da cidadania, da prosperidade e da qualidade de vida. JMN consagra-se como o grande líder do momento. E o PAICV moderniza-se a olhos vistos, sem perder a sua matriz e a sua motriz. Vamos pagar para ver. O país sai a ganhar…

Stanislaw

O Pranchinha, para os desavisados, é o Esculhambador-Geral da República. Admirador de Stanislaw Ponte Preta, o brasileiríssimo Sérgio Porto, o Pranchinha não respeita gregos, nem troianos, fará cabo-verdianos. É da sua natureza, defeito de fabrico, dirão alguns. O que Lalau, seu glorioso mentor, diria se visse esse Carnaval da República, tipo: “Zau, Zau, Zau…”? Eis a grande questão. A máxima do gajo: “O povão é resignado, tipo Nóis sofre, mas nóis goza”. A mínima: “Cabo Verde está na moda”…

Waterfront

Há quem goste, mas eu dispenso. Estou zen para caramba e queria estar num parque florestal. Ou numa montanha. Longe do frissom. Moro defronte ao mar, nesta cidade onde o turismo é quem mais ordena. Beira-Mar: muita agitação e vaivém. Do bem e do mal. De qualquer maneira, este décimo andar é ideal para assistir ao espectáculo do mundo…

Ilhéu de Santa Maria

Não se pode dizer que a gestão das ZDTIs não nos preocupa. Preocupa-nos e muito. Não pelos motivos politiqueiros de certa gente. O que o Germano Almeida escreveu, em boa hora, faz sentido e fé. Não nos podemos ficar indiferentes a isso. Há que respeitar o espaço das edilidades e das áreas de protecção ambiental. Falando nisso, já não estamos tão certos sobre o investimento de David Chow no ilhéu de Santa Maria. Queremos ouvir todos os lados, os prós e os contras, as partidas e as contra-partidas. E queremos estar por dentro do processo decisório. Feitas bem as contas todas (as sociais e as ambientais, sobretudo), quais são os ganhos? E as perdas?

Dr. Gunther von Hagens

Frio cortante, em Quincy. Vejo-a parar o carro e a entrar em casa. Wolleston Beach, vê-se pelos ciprestes. Ela fala com as crianças da exibição do Dr. Gunther von Hagens. Na areia fria, as gaivotas digladiam-se e a neblina cai sobre a tarde. Dói muito a neblina. Os aviões fazem o “landing approach” para lá das ilhas e o Outono acontece com nostalgia. Podia ter sido uma narrativa diferente. Noutro filme…

Weather Report

Entremente, calor abrasador em Fortaleza. Isto estava como um Pandemónio, mas hoje melhorou. Réstias do Cabernet Sauvignon na taça de cristal. Está fresco. Brisa fresca e céu caído, com cara de quem vai chover…

Sem comentários: