terça-feira, 26 de setembro de 2006

Neurótico


Feedback…em síntese

Podem chamar-me de neurótico. Tragam mais adjectivos de má qualificação. Não seja por masoquismo, mas eu mereço. Dir-se-ia que meço as coisas pelo meu estado da alma e isso não pode ser assim. Levei uma vida para ter 45 anos e não abro mão deste estatuto. E, para que não fiquemos assim impunes, valham-me a barriga já proeminente e este olhar de quem já viu o mundo pelo avesso. Por mim passava horas esquecidas diante do calçadão da Praia de Santa Maria da Vitória. Digo-lhe o nome assim corrido, com quem vinga desta coisa imerecida. É isto o S/Cem Margem, meus amores…

A cidade merecida, a realidade e duas horas históricas

É dos livros que a realidade nem sempre tem casos com a verdade. O que não tem faltado é realidade sem verdade. Um pouco por todo o lado. Sobretudo, nesta minha cidade, onde os gregos e troianos assaltaram e querem que nós, os praienses, lhes façamos as graças. Continuo hermético? Ali no cais, na rampa de São Januário, viera Vasco da Gama em 1498 a caminho da Índia, e o lugar em vez de ser santuário histórico e turístico, virou mictório público dos transeuntes. Estes nem respeitam o obelisco à tragédia da Assistência e às vítimas da Fome. Já sei ainda não estou a ser suficientemente claro. Já viram a Praia Negra, esse crime ecológico? Ela não era assim, mas um parque natural frondoso e bonito, onde os citadinos iam passar os seus fins-de-semana. Além da natureza, ela tem história interessante, não fosse ali um dos grandes espantos científicos de Charles Darwin, em Janeiro de 1832. It was on Santiago that Darwin made his first curious discovery. O cientista colhera ali as suas primeiras impressões tropicais, de plantas e animais, que determinaram sobremaneira a sua ciência futura. O lugar foi transformado em lugar de memória? Qual quê? Mas sim num escoadouro de excrementos urbanos, lixeira hospitalar e dejecto de industrias duvidosas, além de ancoradouro das velharias e barcos encalhados. Na baía onde ancorara o navio Beagle, imaginem. É que eu não poderia ser mais claro e directo. Não procuro a realidade, mas a verdade. A não ser que, em vez de crónica, prefiram prescrição médica. Com os seus efeitos colaterais. Naturalmente…

SMS

Estava ali a piscar no telemóvel: + chuva em CV, bjs, té +. Dos emails que recebi, um me deixou pensativo. Dizia assim: I don't think you have any idea of what I went through those days. Albatroz era o meu título no blog e Filas o meu nick no ICQ. Isto é para quando estou virtual…Continuem a mandar as vossas críticas. Acho que a Constituição prevê tais liberdades. Ela já tem 14 anos…pudera!

O Papa e o colunista

As opiniões de Ratzinger não deviam condicionar Bento XVI, que tem outras responsabilidades. Mas elas não justificam ameaças, tensões e guerras. Religiosas, ainda por cima. Pior do que isso é o bombardeamento e a destruição do Líbano. Ou então, o colunista local que o defende, confundindo barbárie com liberalismo. Fui…






Sem comentários: