quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Party ' s over




As férias terminaram


As férias terminaram e guardarei, com absoluta causa e relativa consequência, cada momento destes dias maravilhosos. Ontem, a meio da noite, a natureza fustigou a cidade de Genebra com chuva, trovoada, raios e corriscos. Os quatro elementos de um vendaval. Seria um sinal. Ou não o sendo, quis tanto decifrar as sêmeas em tudo e isso é prodigioso. E tu eras, como és e serás sempre, o momento quintessencial de tudo. Genebra, poupemos adjectivos, é cidade que a minha mãe adorava. Algo perto do sublime. Em Paris, na trepidação do Trocadero, senti que andavas ao meu lado. Tu és uma espécie do Outro, de Jorge Luis Borges. Naturalmente que os transeuntes da Cidade Luz, habituados ao french kiss e aos embevecidos do Bateau Mouche, não repararam nas sombras. Tão pouco sabem dos labirintos…da alma. Também por isso, das tuas miradas furtivas, cúmplices, tão tuas. Hoje, sei que há olhares que abalam o mundo, mais, muito mais do que os 10 dias que impressionaram John Reed. Momentos há, tanto como lugares, que me prendem para sempre…


As responsabilidades a caminho


Entrementes, vou ao http://www.ipetitions.com/ e assino o "SOS PRAIAS DE CAPITAL", petição em defesa das praias da capital. Telefono a Felisberto Vieira, dando os parabéns pelo PDM. Retomo a escrita do texto sobre « As Relações Ceará – África e o Papel Intermediador de Cabo Verde », tese para dissertação de Mestrado. Ultimo o texto sobre Pedro Cardoso, que sairá em forma de livro. Igualmente, tenho a responsabilidade de escrever a introdução e as notas interiores das "Actas do Simpósio sobre o Centenário da I Geração do Movimento Claridoso". Envio uma crónica para o Jornal “A Nação”, que se inaugura na primeira semana de Setembro. E me assumo colaborador assíduo deste novo semanário…


Bzzz de Bússula e outros mais


E porque também há boa nova: serei em breve entronado como Membro Correspondente da Academia Cearense de Letras e Membro da Sexta Literária de Fortaleza. Coisas de Dimas Macedo, Poeta e Procurador, com pergaminhos para Cônsul Honorário de Cabo Verde no Ceará. Creio que se optou por outros arranjos. Mas Dimas é Midas, em várias medidas. Adiante…Com três livros acabados – “C/Sem Margens” (cronicas), “Bzzz de Bússula” (poesia) e “Praiademincidade” (romance) -, experimento uma pequena angustia da indecisão.


Abraão Vicente dixit


Ter-me-ias dito choveu esta madrugada e a manhã toda. E imagino-te a dormir com as janelas abertas. O besteirol de Mário Almeida há de me chamar hermético. Vê-se que é alguém que não se masturbou em tempo dos lobos. Too bad. Mais uma vez, concordo com o Abraão Vicente, mais substantivo do que os betinhos, neoradicais, lobinhos e seus afluentes, de pequenas causas. É assim no Ala Marginal: vamos dar uma nova cara ao país, digo-te apenas que minha ideia não passa pelas batucadeiras (de quem gosto muito,mas…), vamos ser ambiosos, dar um salto…enfim ser civilizados…

Sem comentários: