quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Língua


Caetano Veloso
© Thony Barboza






Gosto de sentir a minha língua roçar


A língua de Luís de Camões


Gosto de ser e de estar


E quero me dedicar


A criar confusões de prosódias


E uma profusão de paródias


Que encurtem dores


E furtem cores como camaleões





Gosto do Pessoa na pessoa


Da rosa no Rosa


E sei que a poesia está para a prosa


Assim como o amor está para a amizade


E quem há de negar que esta lhe é superior


E deixa os portugais morrerem à míngua


"Minha pátria é minha língua"


Fala mangueira!Fala!


Flor do Lácio Sambódromo


Lusamérica latim em pó


O que quer


O que pode


Esta língua?





Vamos atentar para a sintaxe dos paulistas


E o falso inglês relax dos surfistas


Sejamos imperialistas


Vamos na velô da dicção choo choo de Carmen Miranda


E que o Chico Buarque de Holanda nos resgate


E - xeque-mate - explique-nos Luanda


Ouçamos com atenção os deles e os delas da TV Globo


Sejamos o lobo do lobo do homem





Adoro nomes


Nomes em Ã


De coisas como Rã e Imã


Nomes de nomes


Como Scarlet Moon Chevalier


Glauco Matoso e Arrigo Barnabé


E Maria da Fé e Arrigo Barnabé





Flor do Lácio Sambódromo


Lusamérica latim em pó


O que quer


O que pode


Esta língua?





Incrível


É melhor fazer um canção


Está provado que só é possível


Filosofar em alemão


Se você tem uma idéia incrível


É melhor fazer um canção


Está provado que só é possível


Filosofar em alemão


Blitz quer dizer corísco


Hollyood quer dizer Azevedo


E o Recôncavo, e o Recôncavo, e o Recôncavo


Meu medo!





A língua é minha pátria


E eu não tenho pátria: tenho mátria


E quero frátria


Poesia concreta e prosa caótica


Ótica futura


Samba -rap, chiclete com banana


Será que ela está no Pão de Açúcar?


Tá craude brô você e tu lhe amo


Qué queu te faço, nego?


Bote ligeiro


Nós canto-falamos como que inveja negros


Que sofrem horrores no gueto do Harlem


Lívros, discos, vídeos à mancheia


E deixe que digam, que pensem e que falem...

Sem comentários: