quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Pré-orbitário

Pressente-se

Minha dor antiga – de Pessoa, alter-ego desta cidade – pressente-se sempre que me encontro em Lisboa. Entre triste e contente, ressente-se ela de transeuntes olhares e do adjectivado halo da Madragoa. E quando se me ateia certo fogo, que em ti só crepita no vagar destes dias, preciso da minha solidão de Lisboa.


Espero-te no Sal

Na Livraria Bertrand, dou de caras com o livro “Espero-te no Sal, Nina”, de Maria Roma. Um amigo já me havia falado deste romance que tem a Ilha do Sal como pano de fundo, elemento que por si só torna o livro “com interesse”. Mas ele foi avisando que era prosa ligeira, com drama incandescido e narrativa de pouco fôlego. Ao folheá-lo (como bom “browser”, já que sou bibliotecário, para além de bibliófilo), confirmo alguma ingenuidade de alguém que não terá lido “O Retrato de Doris Gray” e o exotismo recorrente a retratar o espaço que, por sinal, precisa de exorcismo a um certo turismo…


Dos sátiros

Recorro a “Satyricon”, de Gaio Petrónio, como livro de viagem. Esse texto, não só relança a tradição literária que lhe era anterior (a de Homero, Virgílio, Sófocles e Plauto), como aponta (e apronta, diga-se em verdade) para o que é hoje a modernidade da prosa discursiva. Tal como a “Bíblia”, “Satyricon” é também uma compilação de textos ou o livro dos livros. Petrónio, cuja façanha de haver “gozado o Imperador Nero” o meu pai contava nos confins da infância, nos ensina a cada momento que, na vida, somos apenas passageiros ocasionais…


Estado da Arte

Contrariamente à Arte do Estado, teríamos de investir no Estado da Arte, conceito nas antípodas da realidade que se vive em Cabo Verde. Igualmente, teríamos de destrinçar os “valores” dos falsos profetas que dormem poetas, sonham pintores e acordam cineastas. O que faz falta (não para animar, mas para educar) à malta é o sentido de, ao cognitivo, ao herdado e ao adquirido, investirmos na qualidade e na consistência. Vamos, pois, todos (não se admitem arrogantes, sobretudo os betinhos) entrar no pré-orbitário…

Sem comentários: