sábado, 8 de setembro de 2007

Trazenu lus pa lumia nos kaminhu

Lus

Não entro no âmago da questão, até porque boa música para mim significa o que me emociona e me faz voar. Às vezes, é música densa. Outras vezes, é uma simples melodia. Quase sempre, “Redemption Song”. Eu apreciei muito o disco “Lus”, de Nancy Vieira. Apreciei-o também pela singeleza e pelo minimalismo das composições. Além do mais, a interpretação de Nancy Vieira, como cantora, é soberba. Com o charme de Mayra Andrade, a garra de Lura e a candura de Sara Tavares. É música de Cabo Verde no seu melhor. Em clara idade…

Chermayeff

Lembro-me, como se fosse hoje, do dia em que conheci Peter Chermayeff, o grande arquitecto. Chegara a seu escritório da Cambridge Seven Associations, na zona da Universidade da Harvard, a norte de Boston, e preparava-me para a grande entrevista. A conversa discorrera sobre a Nação Cabo-verdiana e a sua formidável Diáspora, e o projecto (com a maqueta sobre a secretária) do Aquário do Mindelo. A empatia por ele foi imediata. Estava ali um homem simples, dialogante e culto. O artista, aliás arquitecto de artefactos náuticos e marinhos, maravilhado por projectar em Cabo Verde o maior aquário de toda a África. Ou, a melhor colecção de corais já organizada, inscrevendo Mindelo entre as cidades “aquarianas” do planeta. Tornamo-nos amigos e juntos lamentámos o mesquinho de certas (não) decisões…

Entre Nós


Nasceu, de parto natural e necessário, o jornal A Nação. Espero que este novo órgão de imprensa seja de facto uma pedrada no charco mediático cabo-verdiano. Que o jornal não seja editado pelos Estados Gerais dos partidos políticos, nem sirva de arma de arremesso deste ou daquele interesse. Com o meu cepticismo natural, não serei esse equilibrista em cima do muro. Antes pelo contrário, dou o benefício da dúvida aos promotores do projecto e faço a minha parte: Entre Nós – a coluna assinada por Filinto Elísio…

Sem comentários: