sábado, 27 de janeiro de 2007

Retomando as actividades



1.
Regresso a Fortaleza. O primeiro impacto de uma vida a só. Mais silenciosa. Todavia, mais necessária nesta fase. Revejo todas as minhas notas sobre Jaime Figueiredo. E acrescento umas linhas no texto da conferência que irei proferir em Abril de 2007. Entusiasma-me participar da Conferencia Internacional sobre o Centenário da Primeira Geração dos Claridosos, organizada pelo Ministério da Cultura.

2.
Igualmente, revejo a minha colaboração para uma revista que sairá em breve. Antes, era um número especial da Folha Sopinha de Alfabeto, de Artes e Letras, um periódico de vida breve, mas que lançou poetas importantes da minha geração. Agora, Mito, que adora inovar, transmigra o projecto para uma coisa diferente. Em verdade, já não faria sentido o 20º aniversário do lançamento do 1º número da “folhinha”. Por conseguinte, não me é difícil convencer Chissana “Kamia” Magalhães, Margarida Fontes, Dimas Macedo e Jorge Marmelo, estes, consagradíssimos, e aquelas, excelentes revelações, sobre a transferência dos seus textos para a revista que ora se inaugura.

3.
Durante a manhã, participo de uma reunião na Universidade de Fortaleza. O processo selectivo para Cabo Verde ganha novo fôlego. Torna-se necessária a criação de um ponto focal permanente nas ilhas. Sugiro o nome de uma candidata, a mesma já apresentada há muito tempo. O perfil é de gente com elevada cultura e capacidade de relacionamento social. Os dados foram novamente lançados. Fala-se sobre a necessidade de aprimorar os circuitos. A ninguém abona a imagem de estudantes à porta dos Consulados a “mendigarem” vistos. O processo deve ser tranquilo e com classe. Sem grunhidos…

4.
Tenho saudades de Cabo Verde. Sou um excelente viajante, mas um péssimo exilado. E, na marginal, os coqueiros balançam à breve brisa. Quanta beleza...

Sem comentários: