quarta-feira, 3 de novembro de 2004

Manuel Veiga dá estampa a mais um livro

Manuel Veiga, ministro da Cultura, acaba de dar estampa ao seu último livro, intitulado «A Construção do Bilinguismo» e editado sob a chancela do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro. O lançamento, nesta quarta-feira, tem lugar na Biblioteca Nacional e está a cargo da socióloga Paula Moeda e do antropólogo Emanuel Brito Semedo, director executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa.

Na cerimónia do lançamento, prevê-se um recital de poesia, com a participação de Mito, Kaká Barbosa e Antonieta Lopes, além da performance musical do Grupo Batuquinhas, da PBS Productions.

Manuel Veiga é um dos acérrimos defensores da oficialização da língua cabo-verdiana. Na revisão constitucional de 1999, a proposta de reconhecimento do crioulo como língua oficial em construção, em paridade com o português, foi chumbada, mas o novo ministro da Cultura já anunciou re-criar as condições para a sua oficialização. A sua aposta na afirmação e na valorização da língua crioula já lhe valeu o reconhecimento do Presidente da República que o condecorou no ano passado com a Grande Medalha de Mérito.
«Diskrison strutural di língua kabuverdianu», «Odju d´agu», «A Sementeira», «O Crioulo de Cabo Verde: introdução à gramática», «Dicionário elementar crioulo/ português», «O Cabo-verdiano em 45 Lições» e a tese «Le criole du Cap-Vert – Etude grammaticale descriptive et contrastive» são as obras que este estudioso já publicou.

Veiga nasceu no concelho de Santa Catarina, ilha de Santiago, a 27 de Março de 1948. Fez estudos primários na Vila de Assomada, hoje cidade, e mais tarde continuou os seus estudos no Seminário de São José, na Praia. Fez o doutoramento em Linguística, mas antes licenciou-se na mesma área pela Universidade de Aix-en-Provence, em França. Membro do Capeverdean Creole Institute, com sede nos EUA, e um dos criadores do ALUPEK (alfabeto unificado para a escrita do cabo-verdiano), instrumento essencial de padronização da língua cabo-verdiana, o ministro da Cultura mostra com esta nova obra a sua visão sobre o bilinguismo cabo-verdiano.

Sem comentários: