sexta-feira, 12 de novembro de 2004

Festa da Juventude Graciosa

A Festa da Juventude Graciosa promove neste fim-de-semana um festival de música na Praia do Mangue, a fim de encerrar as actividades sócio-culturais que desde o mês passado têm movimentado o Tarrafal. Milhares de amantes da música, jornalistas e artistas convergem à Vila do Mangue para apreciarem vários géneros da música popular cabo-verdiana. Uns, falam da necessidade de uma «nova largada» para o concelho; outros, exigem uma atenção especial para uma localidade com potencialidades excepcionais. Todos concordam que é preciso colocar Tarrafal no mapa.

A programação do festival ainda não está fechada, mas está confirmada a participação de Biús, Cordas de Sol, Antero Simas e Banda Aliada, Codé di Dona, OBA, Isa Pereira e Banda, Albertino e outros artistas consagrados da música cabo-verdiana. Palestras, debates, feira e lançamento de livros, recital de poesia, torneio de futebol, sessão de filmes, batuque, capoeira, passagem de modelos e até um passeio ecológico à Praia do Medronho fizeram as outras edições do certame que, durante um mês e meio, agitaram as águas no Tarrafal.

Entre as figuras convidadas a participar na Festa, destacaram-se o historiador António Correia e Silva, os poetas José Luís Tavares e Mário Fonseca e os músicos Princesito e Vadú.

A Festa da Juventude Graciosa tem por objectivo colocar Tarrafal no roteiro cultural de Cabo Verde e chamar a atenção das forças vivas e dos parceiros para as potencialidades desse concelho. Entre os grandes parceiros estão o Governo, a Biblioteca Nacional, a CCS-Sida e algumas empresas públicas e privadas. Iniciativa da sociedade civil tarrafalense com o apoio dos amigos do Tarrafal, a Festa da Juventude Graciosa pretende ser um certame anual. Todos os meses de Outubro. Para que Tarrafal entre no mapa. Do desenvolvimento…

Sem comentários: