quarta-feira, 28 de setembro de 2005

Mil práticas alegres se tocavam

Mil práticas alegres se tocavam;
Risos doces, sutis e argutos ditos,
Que entre um e outro manjar se alevantavam,
Despertando os alegres apetitos;

Luis de Camões. Os Lusíadas. Canto X



Acto de Cultura

Milhares e milhares de estudantes retornam às escolas para o ano lectivo 2005/06. É impressionante o contingente de professores e alunos em Cabo Verde. A educação é o grande leitmotiv do desenvolvimento deste país. Desde sempre e, agora, mais do que nunca. Diante deste novo patamar, em que a quantidade fala alto e a bom som, importa pensar na qualidade da nossa educação. Por uma educação que articule os valores da Cultura e da Cidadania. O desafio que se coloca à educação para a cidadania consistirá em determinar quais as necessidades dos indivíduos em termos da informação, dos saberes, das competências e capacidades para que estes se tornem socialmente empenhados. Da pré-escola ao ensino superior, o desenvolvimento é uma problemática cabralista, pois a luta continua a ser um acto de Cultura.

Últimas Notícias da Solidão

Quando Omar Camilo me convidou a dizer estas palavras sobre «Últimas Notícias da Solidão». Confesso que não aceitei o desafio à primeira. A fotografia não é área que eu domine. Tão pouco tenho sido dono do meu próprio tempo. Só que a estética é um argumento forte. Tem a força de uma requisição civil, se me permitem. E, porque estamos em tempos de emergência da estética, aceitei apresentar o meu amigo Omar Camilo. É forçoso nestes tempos transformacionais que tenhamos, em cada reflexão e acto um sentido de estética, para não vivermos condicionados ao grotesco, ao tosco e ao rude, à ruína do mau gosto e da escuridão da Electra, e o seu blakout no espírito que ele provoca. São 23 trabalhos fotográficos que têm subjacentes, a captação de «pormenores esquecidos do quotidiano das cidades», onde o tempo e a solidão são o contexto temático, como aliás adiantou à imprensa o adido cultural da Embaixada de Portugal, o meu amigo João Neves. «Ultimas notícias da solidão» é a quarta mostra fotográfica que Omar Camilo realiza em Cabo Verde, onde reside desde 2002, desenvolvendo trabalho artístico e de colaboração com instituições cabo-verdianas. As primeiras exposições aconteceram em 2003, mais precisamente em Abril, no Palácio da Cultura, nomeadamente “Luz de Cabo Verde” e “Os barcos regressam em silêncio”. A última exposição, também aconteceu em Abril, mas desde ano. Intitulada “A la puerta de mis sueños”, ela foi apresentada no Centro Cultural Francês da Praia. Com estas palavras fica o meu testemunho sobre a iniciativa deste artista cubano de fino recorte estético.

Na morte do Pranchinha

Acaba de morrer, de causa conhecida, mas mantida sob segredo, o parabólico Pranchinha, esse que, pelas mãos do colunista, dourava os leitores com ditos insubordinados, acto consagrado na própria Constituição quando a ordem vem aziaga e malparada. O defunto, que Deus o tenha, sabia destrinçar quem se governa de quem governa e o Momo, quase bobo, desse cortejo carnavalesco. Incomodativo, fazendo das tripas coração a ver se o bicho pega, ele era na verdade incapaz de matar uma mosca. A máxima do extinto: Deus há de me castigar pela soberba e a arrogância, mas ficar horas a fio a ruminar com o vulgo tamanha demagogia, isso nunca. Arre! Os seus detractores, um dia redimidos, hão de ter a cortesia de lhe visitar o epitáfio. Noblesse oblige…

Safiatu

O Mito, parabólico como sempre, manda-me uma selecção musical interessante. Safiatu, interpretado por Herbie Hancock, Angelique Kidjo e Santana. É tudo o que um pecador precisa para sublimar esta fina mediocridade dos dias. Excelente prenda para o Dia Mundial da Música, já a 1º de Outubro. Prometo fazer uma crónica sobre a música, a mãe de todas as artes. Entrementes, minha musa, deixo-te os versos de Camões que, às tantas pela rama, dizem assim:

Músicos instrumentos não faltavam
(Quais, no profundo Reino, os nus espritos
Fizeram descansar da eterna pena)
Cua voz dua angélica Sirena.

Sem comentários: