quinta-feira, 26 de outubro de 2006

! Mirabolante Miró


Nocturne
Joan Miró

"O mais surrealista de todos nós".
André Breton

1.

Ontem, aproveitei a tarde para assistir a exposição! Mirabolante Miró, no Centro Cultural UNIFOR. Trazer 178 gravuras e 28 cartazes dos últimos 30 anos da vida de Joan Miró, dos quais muitos inspirados nos poemas de João Cabral de Melo Neto, Jacques Prévert e René Char, é um sublime acto de cultura. Sem mais comentários…

2.

Conversei longamente com o curador da exposição sobre uma parceria para a criação de uma pequeno Centro Cultural em Cabo Verde, ideia que vem sendo amadurecida e que já conta com alguns promotores, dentro e fora das ilhas. Ele achou a ideia excelente e pediu um memorando sobre isso. Há tanta coisa para ser mostrada, disseminada e intercambiada. À primeira, ele defendeu que o pequeno porte do espaço não deverá conferir a exiguidade dos projectos. É preciso algo mirabolante. Thinking big...

3.

Voltando a Joan Miro, "o mais surrealista de todos nós", segundo André Breton, importa referir, numa rápida síntese biográfica, que ele nasceu em Barcelona, na Espanha, em 20 de Abril de 1893 e faleceu em Palma de Maiorca, Espanha, em 25 de Dezembro de 1983. Na década de 1930, os seus horizontes artísticos ampliaram-se pelo mundo. Fez cenários para ballets e peças de teatro, e os seus quadros passaram a ser expostos regularmente em galerias francesas e americanas. Está em Paris, no fim da década, quando eclode a guerra civil espanhola, cujos horrores influenciam a sua produção. Em 1954, ganha o prémio de gravura da Bienal de Veneza e, quatro anos mais tarde, o mural que realizou para o edifício da UNESCO em Paris ganha o Prémio Internacional da Fundação Guggenheim. Em 1963, o Museu Nacional de Arte Moderna de Paris realizou uma exposição de toda a sua obra mirabolante.
4.

Em termos de ficha técnica:

!Mirabolante Miró
Local: Espaço Cultural Unifor
Endereço: Av. Washington Soares, 1321 - Bairro Edson Queiroz
Período: de 29 de Setembro a 10 de Dezembro
Horário: das 10h às 20h, de terça-feira a domingo
Entrada Franca

Sem comentários: